Dress Code: Casual X Formal

Fala a verdade, ninguém quer andar mal vestido. Mas, o que quer dizer isso realmente? É uma questão de mau gosto, desalinho, falta  de cuidado? A expressão tem um entendimento bem geral que implica tudo isso, mas estar mal vestido é, na verdade, estar em desacordo com a ocasião ou com o contexto em que você se encontra.

 

Você já deve ter recebido um convite com uma indicação de dress code, ou traje indicado. E, também, sabe que certos eventos ou trabalhos pedem um tipo de roupa apropriada. Ok, então o que pode e o que não pode?

Vamos começar uma série de posts para ir ajudando você a decodificar o assunto. É importante estabelecer primeiro a diferença entre Formal e Casual.

O Formal masculino é relativamente fácil: terno e gravata, smoking, fraque. Para usar em grandes casamentos, celebrações, reuniões com líderes mundiais, etc.

Agora, o Casual, é mais complicado e cheio de desdobramentos, tem o Business Casual, Smart Casual,  Casual Dressy e por aí vai. Pode ser usado no trabalho ou em eventos corporativos, jantares, almoços...

Calma, entenda primeiro o que faz uma roupa ser mais casual ou menos casual:

No gráfico não listamos os itens por ordem de grandeza, é mais para dar uma ideia de como o casual pode variar.

No geral quanto mais rústico, pesado e desenhado, mais casual o look fica - denim, flanela, linho, xadrez, moleton, resinado, lona. Quanto mais colorido e gráfico também - tons vibrantes ou mais claros, frases estampadas, tie dye, bordados.

Por outro lado, tecidos encorpados, sedosos, finos, mais escuros e lisos são menos casuais. Perfeitos para usar em escritórios que exigem uma certa formalidade. Então, você nos pergunta, não é formal? Não, necessariamente.

Com certeza, o conjunto camisa+calça+gravata fica sério, mas não é indicado para um evento como um casamento bacanudo, por exemplo. Entendeu?

Em futuros posts daremos mais dicas de como montar trajes certeiros para situações diversas e também o que quer dizer o dress code escrito nos convites. Fique de olho!